Etufor inicia processo de solicitação das carteiras estudantis 2021

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) inicia, de modo on-line e presencial, o processo de solicitação das carteiras estudantis 2021. Para requisitar o documento virtualmente, os estudantes podem acessar a plataforma de solicitação. Para atendimento presencial, é necessário agendar pelo site da Etufor e escolher o local.

O processo demanda os seguintes passos: solicitação, envio/entrega da documentação necessária, cadastro da biometria facial e confirmação de matrícula pela instituição de ensino. A documentação, tanto para alunos da rede pública quanto para a rede particular, inclui identidade, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados. Caso o aluno já tenha efetuado a biometria facial, não é preciso repetir o procedimento.

A carteira dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizam pela solicitação da gratuidade. Já os alunos da rede particular devem pagar a taxa que varia entre R$ 30,00 e R$ 38,00. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira.

Depois que forem realizados os pedidos, os alunos devem aguardar a entrega das carteiras de estudante nas suas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE’s), no caso das universidades.

Os alunos novatos podem solicitar a carteirinha virtualmente pela plataforma ou agendar o atendimento apresentando a documentação necessária. Em seguida, devem pedir à instituição para confirmar a matrícula no site da Etufor.

Os alunos veteranos, ou seja, que já possuíram carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades, e continuam na mesma instituição de ensino, precisam apenas imprimir o boleto pelo site. Caso o aluno tenha mudado de escola ou universidade, deve solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual (procedimento realizado pelo representante cadastrado junto à Etufor) para que sejam atualizados seus dados escolares e, assim, imprimir seu boleto com os dados atualizados. Ambos devem acessar o Catálogo de Serviços.

Além de garantir a meia passagem no transporte coletivo e a meia cultural, a identidade estudantil garante a integração, pois o documento possui a função de Bilhete Único no mesmo cartão. Com isso, o aluno pode usufruir da integração, no intervalo de 2 horas, pagando apenas uma tarifa. Outra vantagem é a utilização gratuita dos sistemas Bicicletar e Bicicleta Integrada, bem como a facilitação do cadastro no programa de carros compartilhados, Vamo.

Por Kátia Alves, do MÍDIA

Redação
Redação
O portal Vila Peri News é a maior plataforma de conteúdo do bairro Vila Peri e adjacentes e uma ferramenta de comunicação comunitária criada para trazer notícias voltadas exclusivamente para os moradores do bairro Vila Peri, em Fortaleza e região adjacentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.